12/02/2019

uma carta de amor e uma resposta desfavorável

foto: Sofia Ferrão Bulhosa

Cartas imaginárias da década de 1950:

Exma Sr.ª

Depois de me ter estonteado na embriagues das paixões do mundo da intelectualidade, do teatro, principalmente da música, e dos prazeres que o dinheiro facilita, cansado de uma vida sem glória, resolvi procurar a sonhada companheira de todos os dias a quem posso consagrar os ternos afectos de meu coração apaixonado e do bem estar que o dinheiro proporciona. É facto que o dinheiro não dá felicidade e disso já tive a amarga prova. Cansado de procurar a jovem do meu sonhado ideal, encontrei enfim em V. a suprema ventura por mim tantas e tantas vezes sonhada.
A profunda simpatia que eu sinto por V., a nobreza de seu carácter e as dignas virtudes que possui, fizeram de mim um apaixonado.
É pois um grande amor, cheio de sinceridade de sentimentos elevados que oferece o seu

Muito respeitador
M…


Resposta:

Exmo Sr.º

V. Ex.ª é rico e eu sou pobre; em vista da nossa desigualdade de posição, é impossível qualquer união entre nós.
Encontra V. Ex.ª na esfera social que frequenta, senhoras dotadas de fortuna, dotes de espírito e corpo sem dúvida muito mais recomendáveis do que os meus.
Parece-me, portanto, que é ilusão ou mera distracção que V. Ex.ª se dirige à minha humilde pessoa com o fim de me fazer uma declaração de amor.
Não sou digna de que tão baixo desçam os olhares de V. Ex.ª e não se convença de que pode zombar de mim que possuo um coração afectuoso e sentimental, pronto a dedicar-se unicamente a quem seja capaz de fazer a minha felicidade ainda que seja na mediania a que tem direito a minha humilde condição.
Agradeço-lhe os seus protestos de amor, mas consinta que lhe diga que não aspiro a colocar-me tão alto: de mim a V.Ex.ª vai uma distância enorme. Tão grande como a idade que nos separa.
Nunca tive ambição e não pretendo abandonar o viver modesto que até hoje tenho tido.
Permita-me ainda V.Ex.ª, com todo o respeito, que lhe faça uma última singela sugestão: já que se destinou inteiramente aos prazeres da música, agora dance!

De V. Ex.ª
Atenciosamente
F…

Sem comentários:

Enviar um comentário